Disgrafia: Conceito, Avaliação e Intervenção

Neste curso você aprenderá tudo sobre a DISGRAFIA, uma dificuldade de aprendizagem da escrita. Quais são os sintomas? Como avaliar? O que fazer para reverter o problema? Com material exclusivo FOCO para avaliação e intervenção esse curso é super completo!

Descrição do Curso Disgrafia: Conceito, Avaliação e Intervenção

Disgrafia

Um Curso para Profissionais que Buscam Rigor Científico e Prática Efetiva!
Domine as estratégias da NeuroEducação para transformar a escrita de indivíduos com Disgrafia ou com problemas que interferem na escrita.


Se você trabalha na clínica ou na escola, já deve ter se deparado com aquela criança que se esforça bastante para escrever, mas as letras parecem 'não obedecerem' – e, por trás da dificuldade motora, há frustração, cansaço e, muitas vezes, culpa injusta. Enquanto isso, nós, profissionais, sentimos o peso de saber que algo está errado, mas nem sempre temos as ferramentas certas para agir no momento certo.


A disgrafia não é desleixo. Não é falta de empenho. É uma barreira real, invisível para muitos, que transforma a escrita – algo que deveria ser natural – em um desafio diário.

Essas pessoas não precisam de broncas ou notas mais baixas. Precisam de quem as entenda e, principalmente, de quem saiba como ajudá-las. Este curso foi desenvolvido para transformar essa realidade.
Criado para capacitar profissionais a identificar, avaliar e intervir em casos reais de disgrafia, com base em pesquisas científicas e protocolos validados.


E o que a ciência diz sobre a Disgrafia?


Estudos demonstram que a disgrafia está relacionada com dificuldades em componentes psicomotores (Rosenblum et al., 2006; American Psychiatric Association, 2013). Dentre eles, podemos citar:

  • Coordenação óculo-manual;

  • Motricidade fina;

  • Organização espacial;

  • Controle neuromuscular;

  • Capacidades Psicomotoras Gerais.

Pesquisas indicam que 5% a 20% das crianças em idade escolar apresentam dificuldades significativas na escrita (Feder & Majnemer, 2007).
Crianças com disgrafia frequentemente apresentam comorbidades, como TDAH (20-50%) e dislexia (30-47%) (Berninger et al., 2015).


Veja o que você vai aprender nesse curso:

  • Fundamentação teórica: Diferença entre disgrafia, letra feia e outros transtornos de aprendizagem.
  • Avaliação precisa: Como diferenciar dificuldade motora de problemas de linguagem ou atenção.

  • Intervenção baseada em evidências: Estratégias para melhorar a pressão do lápis, organização no papel e fluência motora.Técnicas de reabilitação gráfica (ex.: exercícios de traçado, adaptações ergonômicas).

Diferenciais do curso:

  • Protocolos exclusivos em PDF para impressão: modelos de avaliação e intervenção validados

  • Análise de Casos Reais: protocolos para serem usados com crianças, adultos e idosos

  • Materiais elaborados com alto rigor científico: Neurociência e Educação caminhando juntas para mais você ter mais resultados!

  • Atual

  • Dinâmico

  • Material em PDF

  • Ilustrado

  • Completo


Para quem é esse curso?

  • Professores que desejam identificar e apoiar alunos com dificuldades gráficas.

  • Psicopedagogos e Neuropsicopedagogos que buscam ferramentas de avaliação e intervenção.

  • Terapeutas Ocupacionais que trabalham com reabilitação motora.

  • Equipes Pedagógicas que entendem a necessidade de implementar estratégias inclusivas.


Idioma do conteúdo do curso

Português

Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli

A professora doutora Maria Carolina Lolli é a idealizadora e formadora dos cursos e programas neuroeducativos da FocoEnsina®. Sua especificidade formativa aliada à experiência profissional reúne uma condição ímpar para a criação de soluções inovadoras e eficazes para a Educação Básica a partir do Neurodesenvolvimento. A professora é Neurocientista, com graduação em Farmácia e Bioquímica (habilitação em Análises Clínicas e Toxicologia), Pedagogia, Terapias Integrativas/Complementares e Marketing. É especialista em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Ludopedagogia, Terapia Ocupacional Pediátrica e Neurológica, Análise do Comportamento Aplicada ao TEA (ABA), TGD/TEA e Altas Habilidades, Estratégias de Ensino Naturalista (Modelo Denver), Estimulação Precoce, Alfabetização e Letramento de Crianças, Educação Infantil e Séries Iniciais e Alfabetização Matemática, Design Instrucional e em Formação de Professores das Séries Iniciais. Possui Mestrado em Ciências da Saúde e em Educação. É Doutora em Biociências e Fisiopatologia, com Tese em Neurociência Aplicada à Educação. A Dra. Maria Carolina atua há mais de 10 anos em clínica Neuropsicopedagógica atendendo os mais complexos casos de dificuldades de aprendizagem de Maringá e região. Já qualificou professores residentes nos 27 Estados do Brasil e vários do exterior. Tem experiência docente no ensino superior e na coordenação de curso de graduação. É autora de livros, capítulos de livros, dezenas de artigos científicos nacionais e internacionais nas áreas de saúde e educação e desenvolveu mais de 500 produtos técnicos educacionais (entre cursos, programas formativos, protocolos avaliativos, materiais de intervenção, de aplicação pedagógica, jogos, dentre outros) todos voltados para a Neurociência Cognitiva e Psicomotricidade aplicadas à Educação Infantil, Especial e Ensino Fundamental I. Vários produtos desenvolvidos pela professora são amplamente conhecidos, como o PRELEC (Protocolo de Avaliação de Pré-Requisitos para a Leitura, Escrita e Compreensão Textual), que é substituto contemporâneo e eficaz de antigos protocolos que se tornaram obsoletos.

Outros Cursos deste Instrutor

Coordenação Motora Fina MD-1: Avaliação Neuropsicopedagógica: Família, escola e EOCA MD-2: Avaliação Neuropsicopedagógica: Avaliação Projetiva MD-3: Avaliação Neuropsicopedagógica: Avaliação das Habilidades de Linguagem, Leitura  e Escrita MD-4: Avaliação Neuropsicopedagógica: Avaliação das Habilidades Lógico - Matemáticas MD-5: Avaliação Neuropsicopedagógica: Avaliação Psicomotora PRELEC: Pré-requisitos para o desenvolvimento da leitura e da escrita Alfabetizando com sucesso Consciência Fonológica como ferramenta para a alfabetização mais efetiva MD-6: Avaliação Neuropsicopedagógica - Avaliação COGNITIVA MD-7: Avaliação Neuropsicopedagógica - Finalizando Uma Avaliação BioPsicopedagogia - PARTE 01 Avaliação Neuropsicopedagógica - turma 19 BioPsicopedagogia - Módulo 1 BioPsicopedagogia - Parte 02 BioPsicopedagogia - Módulo 2 PROALFA PLENO - Programa de Alfabetização e Compreensão Leitora de Alto Desempenho FocoEnsina BioPsicopedagogia - Módulo 3 BioPsicopedagogia - Módulo 4 Exames Psicopedagógicos Síndrome de Down: Avaliação da Aprendizagem e Intervenção PROALFA Pleno - Programa de Alfabetização e Compreensão Leitora de Alto Desempenho FocoEnsina® PROFORMA - Programa de Alfabetização e Compreensão Leitora de Alto Desempenho FocoEnsina Avaliação NeuroPsicopedagógica Essência Integração Desenvolvimento Infantil e Alfabetização  Exames NeuroPsicopedagógicos PROAUTI - Pro-Social Essência Desenvolvimento Essência Compreensão Essência Alfabetização

Tire suas dúvidas sobre o curso Disgrafia: Conceito, Avaliação e Intervenção

Realize a sua Inscrição

R$ 350,00

Pagseguro em até 10 vez(es) sem juros ou em até 12 vezes com juros.

Todo o processo de compra é feito em ambiente seguro .