Mantenha seu cérebro Ativo

Mantenha seu cérebro Ativo
BioPsicopedagogia

15/02/2022

Os NEURÔNIOS são células que desempenham as funções relacionadas ao sistema nervoso. No cérebro, existem milhões de neurônios. Estudos indicam que nascemos com cerca de 80 milhões. No entanto, conforme crescemos, esse número diminui. Você acredita que aos 80 anos, teremos perdido 30% de nossos neurônios? É verdade!

Ao longo da vida, perdemos e regeneramos neurônios constantemente. Neurogênese é o processo de formação, migração e diferenciação de novos neurônios. Este é um conceito que vem sendo debatido há muito tempo, pois cientistas acreditavam ser impossível a neurogênese em adultos. Mas, estudos científicos mostram que neurônios são formados todos os dias em locais específicos do nosso cérebro, ao longo de toda a vida do indivíduo.

É importante saber que alguns hábitos podem causar a deterioração neuronal e, portanto, a deterioração cognitiva: beber, fumar, não comer nem dormir bem, ou se manter muito estressado, fazem com que os neurônios se deteriorem mais rapidamente. 

Você já ouviu a expressão: "deveríamos usar a mente para não atrofiá-la"? Por que devemos manter a mente ativa?

  • As células cerebrais ativas recebem mais quantidade de sangue.

As zonas mais ativas do cérebro usam mais energia e, portanto, precisam de mais oxigênio e glicose. Então, estas áreas recebem mais sangue com o propósito de satisfazer a necessidade de neurônios ativos. A medida que você ativa seu cérebro, o sangue flui para as células cerebrais funcionais. Imagens de ressonâncias magnéticas nos auxiliam a entender  como o sangue flui no cérebro: Elas mostraram que as células cerebrais dependem muito de oxigênio. Quanto mais usamos o cérebro e o ativamos, mais suprimento de sangue ele recebe. Por outro lado, uma célula cerebral inativa recebe cada vez menos sangue e acaba morrendo.

O cérebro precisa de oxigênio, como você já sabe! Sozinho, esse órgão consome 20% da oxigenação fornecida ao corpo todo. O fluxo sanguíneo também é alto no cérebro, podendo chegar a 15% do total. Então, o exercício ajuda a manter as necessidades do cérebro em dia e pode até aumentar o envio de nutrientes para as células desse órgão tão importante. 

  • As células cerebrais ativas têm mais conexões com outras células cerebrais.

Cada célula cerebral está conectada com outros neurônios e são capazes de propagar rápidos impulsos elétricos. As células cerebrais ativas tendem a produzir dendritos, que são como braços pequenos que se estendem para conectar-se com outras células. Uma única célula pode ter até 30.000 conexões. Como resultado, se converte em parte de uma rede neuronal altamente ativa. Quanto maior seja a rede neuronal da célula, mais possibilidades terá de se ativar e sobreviver.

  • As células cerebrais ativas produzem mais substâncias de "manutenção".

O Fator de Crescimento Neuronal (FCN) é uma proteína produzida em nosso organismo. Esta proteína se liga aos neurônios, para torná-los ativos, diferenciados, e reativos. Quantas mais vezes você desafiar e exercitar seu cérebro, mais FCN é produzido.

  • As células cerebrais ativas estimulam a migração das células benéficas do tronco cerebral.

Estudos recentes demonstraram que as novas células cerebrais são geradas em uma zona específica do cérebro, chamada hipocampo. Essas células cerebrais podem migrar para as áreas cerebrais nas quais são necessárias. Por exemplo, as células migrariam para uma área determinada depois de uma lesão cerebral. Essas células migratórias são capazes de imitar as ações das células circundantes, permitindo a restauração parcial da área prejudicada.

O cérebro é um órgão complexo, não é mesmo? Ele coordena nossas funções motoras, processa emoções, determina comportamentos e reúne a percepção que temos do mundo para formar nossas memórias. Por estar ligado ao corpo todo, a saúde e longevidade desse órgão dependem do nosso estilo de vida. Manter a mente ativa, está intimamente relacionado ao estilo de vida que escolhemos ter! Já parou pra pensar nisso?

Um Abraço...

Prof. Maria Carolina Lolli

 


Posts Relacionados

Consciência Fonológica na Educação Infantil

Consciência Fonológica na Educação Infantil

          A primeira infância é uma fase repleta de descobert

→ Leia mais...
Mitos e verdades sobre a alfabetização

Mitos e verdades sobre a alfabetização

Alfabetização é um dos temas mais polêmicos da Educação -

→ Leia mais...
Por que fazer um curso online Foco Ensina?

Por que fazer um curso online Foco Ensina?

Por que fazer um curso online?  Com a nova realidade, muitas pessoas veem bu...

→ Leia mais...
Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli

Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli


A professora Maria Carolina é graduada em Farmácia e Pedagogia. É pós-graduada em Avaliação Neuropsicopedagógica, Arte Terapia e Metodologia ABA. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Educação Especial; Psicomotricidade; Educação Infantil e Atendimento Educacional Especializado. É também, Mestre em Ciências da Saúde e Mestre em Educação. Atualmente, atua como docente de cursos de Pós-Graduação presenciais e à distância nas áreas da Saúde e Educação. É autora de livros e capítulos de livros na área da Educação. A professora Maria Carolina Lolli atua como palestrante e dirige a Foco, uma empresa do ramo Educacional, coordenando o núcleo Psicopedagógico e o núcleo de Formação Profissional, supervisionando atendimentos em psicopedagogia, educação especial e psicomotricidade.

→ Veja o Perfil Completo