Consciência Fonológica na Educação Infantil

Consciência Fonológica na Educação Infantil
Alfabetização

26/02/2022

          A primeira infância é uma fase repleta de descobertas... Assim, a educação infantil representa uma etapa de importância relevante para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, emocionais dos pequenos... Por esta razão, depende de muita dedicação por parte dos professores.

         A consciência fonológica é uma habilidade cognitiva fundamental que pode ser entendida como um conjunto de habilidades que envolvem desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. Já que esta habilidade metacognitiva  garante a capacidade de refletirmos sobre os sons da fala e identificarmos seus correspondentes gráficos, é  extremamente necessária no período inicial do desenvolvimento da leitura e da escrita, ou seja, a consciência fonológica pode ser encarada como um facilitador para a aquisição da escrita e precisa ser contemplada em diferentes atividades (jogos, canções, leitura e exploração de textos rimados, comparações, etc.) desde a Educação Infantil. 

         Trabalhar com ferramentas de consciência fonológica é  preparar a criança para o processo de decodificação da língua por meio do estudo e percepção  de grafemas, sons, sílabas e palavras, a partir de uma concepção dotada de novas descobertas e reflexões. Neste sentido, o sucesso dos primeiros passos da leitura e da escrita, depende inclusive, de um determinado nível de consciência fonológica adquirido anteriormente pela criança, seja de maneira formal ou informal e que inicia com a oralidade, com as experiências que os pequenos têm com a linguagem desde o nascimento, com o nível de estimulação alcançado. 

         O fato é: A criança aprende a escrever refletindo, agindo e interagindo com a língua, experimentando escrever, ousando escrever, fazendo uso de seus conhecimentos prévios sobre a escrita, levantando e testando hipóteses sobre as correspondências entre o oral e os escritos.      

        As crianças adoram  manipular ou brincar com os sons, com as palavras... e assim, vão desenvolvendo aos poucos os níveis de consciência fonológica. Cabe ao professor compreender a importância de atividades que envolvam a Consciência Fonológica, envolvendo as crianças em atividades lúdicas que contribuirão para aprendizagens que vão além do brincar.  Então, atenção! O desconhecimento por parte dos educadores do que é Consciência Fonológica, de como utilizá-la de maneira satisfatória e de sua relação com a alfabetização, pode comprometer o desenvolvimento e a evolução dessa habilidade na criança. 

         É muito importante desenvolver essa competência no ambiente escolar, proporcionando e estimulando jogos e atividades com os sons e imagens para que as crianças desenvolvam a linguagem. Através do brincar, a criança, naturalmente, está desenvolvendo a sua linguagem e outras habilidades cognitivas importantes. Desse modo, a linguagem será aprimorada conforme o interesse e vontade da criança em comunicar-se com outras pessoas e também dependerá da estimulação e do treino oportunizado a ela. 

       Portanto, a consciência fonológica na alfabetização deve ocorrer por meio de estímulos variados. Esse exercício se realiza através do desenvolvimento das habilidades visuais, auditivas, atencionais, de linguagem, motoras, lógicas...  A criança deve ser estimulada a perceber as palavras, as frases, as sílabas, os fonemas;  ter uma sequência lógica na comunicação (começo, meio, fim); usar o vocabulário de maneira coerente para se fazer entendida...

 


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A professora Maria Carolina é graduada em Farmácia e Pedagogia. É pós-graduada em Avaliação Neuropsicopedagógica, Arte Terapia e Metodologia ABA. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Educação Especial; Psicomotricidade; Educação Infantil e Atendimento Educacional Especializado. É também, Mestre em Ciências da Saúde e Mestre em Educação. Atualmente, atua como docente de cursos de Pós-Graduação presenciais e à distância nas áreas da Saúde e Educação. É autora de livros e capítulos de livros na área da Educação. A professora Maria Carolina Lolli atua como palestrante e dirige a Foco, uma empresa do ramo Educacional, coordenando o núcleo Psicopedagógico e o núcleo de Formação Profissional, supervisionando atendimentos em psicopedagogia, educação especial e psicomotricidade.

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