Consciência Fonológica na Educação Infantil

Consciência Fonológica na Educação Infantil
Alfabetização

26/02/2022

          A primeira infância é uma fase repleta de descobertas... Assim, a educação infantil representa uma etapa de importância relevante para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, emocionais dos pequenos... Por esta razão, depende de muita dedicação por parte dos professores.

         A consciência fonológica é uma habilidade cognitiva fundamental que pode ser entendida como um conjunto de habilidades que envolvem desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. Já que esta habilidade metacognitiva  garante a capacidade de refletirmos sobre os sons da fala e identificarmos seus correspondentes gráficos, é  extremamente necessária no período inicial do desenvolvimento da leitura e da escrita, ou seja, a consciência fonológica pode ser encarada como um facilitador para a aquisição da escrita e precisa ser contemplada em diferentes atividades (jogos, canções, leitura e exploração de textos rimados, comparações, etc.) desde a Educação Infantil. 

         Trabalhar com ferramentas de consciência fonológica é  preparar a criança para o processo de decodificação da língua por meio do estudo e percepção  de grafemas, sons, sílabas e palavras, a partir de uma concepção dotada de novas descobertas e reflexões. Neste sentido, o sucesso dos primeiros passos da leitura e da escrita, depende inclusive, de um determinado nível de consciência fonológica adquirido anteriormente pela criança, seja de maneira formal ou informal e que inicia com a oralidade, com as experiências que os pequenos têm com a linguagem desde o nascimento, com o nível de estimulação alcançado. 

         O fato é: A criança aprende a escrever refletindo, agindo e interagindo com a língua, experimentando escrever, ousando escrever, fazendo uso de seus conhecimentos prévios sobre a escrita, levantando e testando hipóteses sobre as correspondências entre o oral e os escritos.      

        As crianças adoram  manipular ou brincar com os sons, com as palavras... e assim, vão desenvolvendo aos poucos os níveis de consciência fonológica. Cabe ao professor compreender a importância de atividades que envolvam a Consciência Fonológica, envolvendo as crianças em atividades lúdicas que contribuirão para aprendizagens que vão além do brincar.  Então, atenção! O desconhecimento por parte dos educadores do que é Consciência Fonológica, de como utilizá-la de maneira satisfatória e de sua relação com a alfabetização, pode comprometer o desenvolvimento e a evolução dessa habilidade na criança. 

         É muito importante desenvolver essa competência no ambiente escolar, proporcionando e estimulando jogos e atividades com os sons e imagens para que as crianças desenvolvam a linguagem. Através do brincar, a criança, naturalmente, está desenvolvendo a sua linguagem e outras habilidades cognitivas importantes. Desse modo, a linguagem será aprimorada conforme o interesse e vontade da criança em comunicar-se com outras pessoas e também dependerá da estimulação e do treino oportunizado a ela. 

       Portanto, a consciência fonológica na alfabetização deve ocorrer por meio de estímulos variados. Esse exercício se realiza através do desenvolvimento das habilidades visuais, auditivas, atencionais, de linguagem, motoras, lógicas...  A criança deve ser estimulada a perceber as palavras, as frases, as sílabas, os fonemas;  ter uma sequência lógica na comunicação (começo, meio, fim); usar o vocabulário de maneira coerente para se fazer entendida...

 


Posts Relacionados

Mantenha seu cérebro Ativo

Mantenha seu cérebro Ativo

Os NEURÔNIOS são células que desempenham as funções relacionadas

→ Leia mais...
Mitos e verdades sobre a alfabetização

Mitos e verdades sobre a alfabetização

Alfabetização é um dos temas mais polêmicos da Educação -

→ Leia mais...
Por que fazer um curso online Foco Ensina?

Por que fazer um curso online Foco Ensina?

Por que fazer um curso online?  Com a nova realidade, muitas pessoas veem bu...

→ Leia mais...
Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli

Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli


A professora doutora Maria Carolina Lolli é a idealizadora e formadora dos cursos e programas neuroeducativos da FocoEnsina®. Sua especificidade formativa aliada à experiência profissional reúne uma condição ímpar para a criação de soluções inovadoras e eficazes para a Educação Básica a partir do Neurodesenvolvimento. A professora é Neurocientista, com graduação em Farmácia e Bioquímica (habilitação em Análises Clínicas e Toxicologia), Pedagogia, Terapias Integrativas/Complementares e Marketing. É especialista em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Ludopedagogia, Terapia Ocupacional Pediátrica e Neurológica, Análise do Comportamento Aplicada ao TEA (ABA), TGD/TEA e Altas Habilidades, Estratégias de Ensino Naturalista (Modelo Denver), Estimulação Precoce, Alfabetização e Letramento de Crianças, Educação Infantil e Séries Iniciais e Alfabetização Matemática, Design Instrucional e em Formação de Professores das Séries Iniciais. Possui Mestrado em Ciências da Saúde e em Educação. É Doutora em Biociências e Fisiopatologia, com Tese em Neurociência Aplicada à Educação. A Dra. Maria Carolina atua há mais de 10 anos em clínica Neuropsicopedagógica atendendo os mais complexos casos de dificuldades de aprendizagem de Maringá e região. Já qualificou professores residentes nos 27 Estados do Brasil e vários do exterior. Tem experiência docente no ensino superior e na coordenação de curso de graduação. É autora de livros, capítulos de livros, dezenas de artigos científicos nacionais e internacionais nas áreas de saúde e educação e desenvolveu mais de 500 produtos técnicos educacionais (entre cursos, programas formativos, protocolos avaliativos, materiais de intervenção, de aplicação pedagógica, jogos, dentre outros) todos voltados para a Neurociência Cognitiva e Psicomotricidade aplicadas à Educação Infantil, Especial e Ensino Fundamental I. Vários produtos desenvolvidos pela professora são amplamente conhecidos, como o PRELEC (Protocolo de Avaliação de Pré-Requisitos para a Leitura, Escrita e Compreensão Textual), que é substituto contemporâneo e eficaz de antigos protocolos que se tornaram obsoletos.

→ Veja o Perfil Completo