Desenvolvimento Infantil e Alfabetização

Alfabetizar é uma tarefa bastante complexa já que envolve inúmeras habilidades cognitivas, sociais e emocionais. A BNCC veio para integrar tudo isso, auxiliando professores a mediar de maneira mais coerente o processo.

Descrição do Curso Desenvolvimento Infantil e Alfabetização

A leitura e a escrita são ferramentas essenciais para a vida em sociedade. Podemos afirmar que a autonomia e o sucesso de um indivíduo dependem, em grande parte, da sua capacidade de leitura e de escrita. Se introduzido com êxito, o processo de alfabetização fará toda a diferença na vida de uma criança. Para que isso aconteça, professores precisam estar preparados.

Neste curso, avaliaremos e ajudaremos no desenvolvimento dos pré-requisitos necessários para o processo de alfabetização, da consciência fonológica, da prática de leitura, de escrita e de interpretação textual nas séries iniciais.

Os procedimentos trazidos aqui foram inspirados em evidências sólidas, baseadas em resultados de pesquisas atuais em várias áreas de estudo: Neurociências, Psicologia Cognitiva, Psicopedagogia.

Ensinar a ler e escrever atualmente é um grande desafio... 

Propomos neste curso, um convite ao entendimento sobre os aspectos teóricos e práticos que levam à aprendizagem mais rápida e eficiente e ainda sugerimos atividades exclusivas para inspirar e inovar fazendo que o processo de alfabetização se torne leve, prazeiroso e que, de fato, traga resultados!


Idioma do conteúdo do curso

Português

Conteúdo Programático

  • Módulo 1: Desenvolvimento infantil
    • Fases do desenvolvimento infantil
    • BNCC na Educação Infantil
    • O ambiente alfabetizador
    • O professor da Educação Infantil
    • Intencionalidade nas atividades propostas
      • Oficina: A BNCC e o planejamento na E.F.

 

  • Módulo 2: Os pré-requisitos necessários para a Aprender
    • O cérebro da criança em desenvolvimento
    • Habilidades cognitivas e executivas
    • Metodologias de estimulação cognitiva na E.F.
      • Oficina: Estimulação Cognitiva

 

  • Módulo 3: Grafomotricidade
    • Controle motor
    • Controle e coordenação visomotora
    • Praxia fina
    • Pega do lápis e da tesoura
    • Atividades grafomotoras
    • Dificuldades grafomotoras
      • Oficina: Grafomotricidade na E.F.

 

  • Módulo 4: O Processo de Alfabetização
    • Psicogênese da Escrita
    • Evolução do processo de leitura
    • Desenvolvimento do grafismo
    • Métodos de alfabetização
    • BNCC e alfabetização
      • Oficina: Atividades de desenvolvimento do grafismo.

 

  • Módulo 5: Consciência Fonológica
    • Níveis de Consciência Fonológica
    • Avaliação do nível de Consciência Fonológica
    • Como estimular para desenvolver Consciência Fonológica
    • As dificuldades de atenção e comportamentais.
      • Oficina: Atividades de desenvolvimento da Consciência Fonológica nos diferentes níveis.

 

  • Módulo 6: A Compreensão Leitora e a Interdisciplinaridade
    • Compreensão leitora – desenhos, frases e textos
    • Utilizando textos na Educação Infantil
    • Trabalhando com sequências didáticas com intencionalidade
      • Oficina: Sequências didáticas e a BNCC

Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli

A professora Maria Carolina é graduada em Farmácia e Pedagogia. É pós-graduada em Avaliação Neuropsicopedagógica, Arte Terapia e Metodologia ABA. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Educação Especial; Psicomotricidade; Educação Infantil e Atendimento Educacional Especializado. É também, Mestre em Ciências da Saúde e Mestre em Educação. Atualmente, atua como docente de cursos de Pós-Graduação presenciais e à distância nas áreas da Saúde e Educação. É autora de livros e capítulos de livros na área da Educação. A professora Maria Carolina Lolli atua como palestrante e dirige a Foco, uma empresa do ramo Educacional, coordenando o núcleo Psicopedagógico e o núcleo de Formação Profissional, supervisionando atendimentos em psicopedagogia, educação especial e psicomotricidade.

Outros Cursos deste Instrutor

Coordenação Motora Fina MD-1: Avaliação Neuropsicopedagógica: Família, escola e EOCA MD-2: Avaliação Neuropsicopedagógica: Avaliação Projetiva MD-3: Avaliação Neuropsicopedagógica: Avaliação das Habilidades de Linguagem, Leitura  e Escrita MD-4: Avaliação Neuropsicopedagógica: Avaliação das Habilidades Lógico - Matemáticas MD-5: Avaliação Neuropsicopedagógica: Avaliação Psicomotora PRELEC: Pré-requisitos para o desenvolvimento da leitura e da escrita Alfabetizando com sucesso Consciência Fonológica como ferramenta para a alfabetização mais efetiva MD-6: Avaliação Neuropsicopedagógica - Avaliação COGNITIVA MD-7: Avaliação Neuropsicopedagógica - Finalizando Uma Avaliação Disgrafia: Conceito, Avaliação e Intervenção BioPsicopedagogia - PARTE 01 Avaliação Neuropsicopedagógica - turma 19 BioPsicopedagogia - Módulo 1 BioPsicopedagogia - Parte 02 BioPsicopedagogia - Módulo 2 PROALFA PLENO - Programa de Alfabetização e Compreensão Leitora de Alto Desempenho FocoEnsina BioPsicopedagogia - Módulo 3 BioPsicopedagogia - Módulo 4 Exames Psicopedagógicos Síndrome de Down: Avaliação da Aprendizagem e Intervenção PROALFA Pleno - Programa de Alfabetização e Compreensão Leitora de Alto Desempenho FocoEnsina® PROFORMA - Programa de Alfabetização e Compreensão Leitora de Alto Desempenho FocoEnsina Avaliação NeuroPsicopedagógica ESSÊNCIA INTEGRAÇÃO  Exames NeuroPsicopedagógicos PROAUTI - Pro-Social

Tire suas dúvidas sobre o curso Desenvolvimento Infantil e Alfabetização

Realize a sua Inscrição

R$ 1.200,00

Pagseguro em até 10 vez(es) sem juros ou em até 12 vezes com juros.

Todo o processo de compra é feito em ambiente seguro .